Páginas

quarta-feira, 24 de julho de 2013

O PAPA E O CARNAVAL: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS?





          
"Todo mundo pode ser grande, porque todo mundo pode servir. Você não precisa ter diploma universitário para servir. Não precisa saber concordar sujeito com verbo para servir. Só precisa de um coração cheio de graça. De uma alma gerada pelo amor". Martin Luther King



"Não devemos contentar-nos em falar do amor para com o próximo, mas praticá-lo". Albert Schweitzer


          O que poderia aproximar uma Escola de Samba da periferia da Zona Sul de São Paulo (Grajaú) à vinda do Papa Francisco? O tema. Princípio fundante da religião cristã, a Escola ousa no Carnaval ao reverberar o tema da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo em 2011: Homofobia é Crime: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Curiosamente, o tema, que os aproxima na teoria, na prática, os separa.
            
            As inúmeras expectativas com a escolha do novo Papa remetem à ideia de uma fé voltada aos pobres, uma religião sem as milenares riquezas e prepotências da Igreja Católica. Mas essa nova cara dada ao papado nem é tão nova assim. Historicamente, a Igreja Católica manteve-se no poder exatamente por isso: readequar-se às demandas de seu tempo e forjar práticas e discursos que continuassem a legitimando como instituição religiosa intermediária entre o Deus católico e os fiéis. Somente uma vez em sua história foi que a ICAR dormiu no ponto e ficou insensível às demandas populares. Tal cochilo fez com que movimentos religiosos internos rompessem com a Igreja e fundassem o protestantismo na Europa. Fora isso: a ICAR é expert neste exercício de reatualizar-se para não perder o seu lugar de poder.
            Sob esse guarda-chuva do amor ao próximo, o novo papa rejeita o trono de ouro, preferindo um de madeira (mas o trono continua), rejeita o suntuoso manto vermelho, bem como opta em morar na Casa de Santa Maria no Vaticano ao invés da principesca residência pontifícia. Ele prefere almoçar no refeitório dos funcionários e não admite lugar marcado, variando de mesa e companhias a cada dia; mandou prender o padre diretor do banco do Vaticano, envolvido em falcatrua de 20 milhões de euros. Em tempos de crises capitalistas na Europa e nos Estados Unidos, de manifestações nos países Árabes e na América Latina, essa mudança de perfil da ICAR é apenas uma readequação às novas demandas populares e, obviamente, nada de novo nessa nova cara da Igreja. Embora fale muito de amor, A ICAR não abre mal de seu poder milenar, nem de sua riqueza, apenas adequa-se aos tempos modernos.
            No outro extremo institucional, tanto geográfico quanto cultural, (na periferia do capitalismo) encontra-se o Grêmio Recreativo Cultural e Beneficente Escola de Samba Em Cima da Hora. Com seus projetos sociais voltados para a população carente na extrema periferia da Zona Sul de São Paulo, Grajaú, a Escola de Samba resolveu reproduzir o tema Homofobia é Crime: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei, para o Carnaval de 2014. Conforme denuncia seu presidente Jair dos Santos, a Escola de Samba vem sofrendo retaliações vindas de alguns lugares para evitar que a Escola leve a público um tema enredo que "não agrada aos olhos de alguns" por ser considerado polêmico.
            Além do importante trabalho desenvolvido na região por este Grêmio Recreativo Cultural (os quais podem ser conferidos no site oficial da Escola: http://emcimadahorasp.wix.com/max#!vstc0=projeto-social), mais esta importante ação passa a ser desenvolvida pela Escola em todo o processo de preparação e organização ao carnaval de 2014. Conforme lê-se no site, o objetivo da escola é:

Estes são alguns tópicos de nosso projeto social periferia do amanhã  - cultura é coisa séria. Nossa entidade, registrada sem fins lucrativos, não pretende, com a realização deste  projeto, visar lucros e privilégios. Deixamos claro que todos nossos diretores têm suas profissões  e não vivem da entidade e sim vivem pela entidade. Também, faz-se necessário dizer que não pretendemos desviar nossos ideais para  caminhos políticos ou para suas ramificações, deixando que nossos governantes façam por nós esta parte.   O que queremos é ter  no mínimo, o direito de sonhar...  sonhar  baseados em um ideal, sonhar baseados numa melhor perspectiva de vida, sem que precisemos pedir esmolas, cestas básicas e favores aos órgãos públicos, os  quais por total desrespeito ao povo, não cumprem  o que manda a constituição do Brasil, que em alguns de seus artigos e parágrafos  diz mais ou menos assim:   todo cidadão brasileiro tem direito ao lazer, à cultura, à escola, ao trabalho, a um salário digno, à sua subsistência, promovendo assim sua socialização no meio em que vive.... samba é cultura...samba é cultura pela paz...  e a cultura de um povo é o caminho da verdadeira paz contra a violência urbana.
              
            Uma Escola de Samba que se propõe a fazer desta luta contra a homofobia uma forma de arte e representá-la na avenida, sem dúvida alguma, não apenas no dia em que a encenará, mas em todo processo de construção com seus agremiados, fará um importante exercício educativo contra a homofobia e pelo respeito à diversidade sexual. Há 15 anos desenvolvendo suas atividades, a Escola atende mais de três bairros e mais de mil e quinhentas pessoas passam pela Escola beneficiadas por suas ações sociais e culturais.
            Contudo, conforme denuncia seu presidente, patrocinadores possíveis tem se negado a patrocinar a Escola por conta do tema escolhido neste ano. Alguns têm proposto outros temas com patrocínio garantido, buscando demover a Diretoria da Escola para que não dê continuidade neste trabalho de combate à homofobia. Ainda segundo seu presidente: (...) Porém, reunida nossa Diretoria tomou uma decisão com o tema e jamais iremos voltar atrás. Não somos moleques que se amedrontam com o primeiro "pito" (injusto) q nos dão.
            Obviamente, ninguém tem dito que o motivo do não apoio à Escola é devido à escolha do tema. Ao contrário, alegaram a ele vários outros motivos para não concederem patrocínio para a agremiação. Cabe dizer que a prefeitura de São Paulo, por meio da SP Turis (responsável por gerenciar o carnaval paulistano), através de sua política própria, somente fornece verba de subvenção às agremiações da elite do carnaval paulistano e aos grupos de acesso, grupo1,2,3 e grupo de blocos especiais. Sendo assim, no grupo em que a Em Cima da Hora está classificada, o grupo 4, não lhe dá o direito, a priori, a nenhum tipo de verba de subvenção pública para financiar seu desfile.
            Devido a esta situação, a Agremiação tem de captar patrocinadores para a execução de seu projeto desfile 2014, com o tema enredo contra a homofobia, rumo a vitoria e ascensão de grupo na hierarquia sambística citada acima. Contudo, conforme já explicado, estão negando, dificultando e tentando impedir a concretização do tema enredo que denuncia a homofobia. Há alguns dias apareceu-lhes a proposta, patrocínio de financiamento de todo desfile da agremiação para 2014, num absurdo montante oferecido que beirava os 500 mil reais, mas com a exigência da mudança do tema enredo, com um outro tema ligado a um grande patrocinador e, com isso, convencer a agremiação de não fazer um tema-enredo de denúncia à homofobia. Certos de seu compromisso com a justiça a Diretoria da Escola recusou a proposta. Além disso, tem sido recorrente piadas e comentários maldosos por conta do tema. Apesar de tudo isso, a Diretoria com seu Presidente tem se mantida firme na manutenção do tema.
            Posto tudo isso, convido a todas amigas e amigos, defensores dos Direitos Humanos, defensores de ações sociais como esta e, principalmente, defensores da luta contra a homofobia e em defesa dos Direitos Humanos da população LGBT a participarem da campanha de financiamento do Grêmio Recreativo Cultural e Beneficente Escola de Samba Em Cima da Hora.

Como fazer para participar? A Escola criou online uma "vakinha" de arrecadação dos apoios financeiros. Pretende com isso, arrecadar 50 mil reais para que este sonho se torne realidade no Desfile de Carnaval. Para participar, basta clicar no link: http://www.vakinha.com.br/VaquinhaP.aspx?e=207643 e seguir as instruções do site ou entrar em contato diretamente com seu Presidente Jair Santos:

Fone da agremiação: 11-5938-0518
Celular do Presidente: 11-96504-5951 (operadora OI)
E-mail: emcimadahorasp@gmail.com
Site oficial da EM CIMA DA HORA: http://emcimadahorasp.wix.com/max
Facebook do Presidente da EM CIMA DA HORA:


            Para quem de fato queira colocar em prática este princípio cristão do amor ao próximo, não é preciso ir ver o papa ou se ver obrigado ou coagido a manter instituições religiosas. Este Grêmio Recreativo é a prova cabal de que é possível praticar este princípio sem necessariamente legitimar instituições que, na prática, são motivos da exploração, violação e abuso dos Direitos Humanos. Nas periferias das grandes cidades, diversas ações como esta são feitas. Contudo, sua manutenção depende dos nossos braços, nossos esforços e nosso apoio financeiro. Por isso, não deixe de participar, venha conosco nessa campanha para que a Escola de Samba "Em Cima da Hora" faça um lindo desfile de Carnaval contra a Homofobia.

Um comentário:

  1. Agradeço de coração o apoio.

    Saudações Sambisticas.



    Jair Santos

    Presidente

    Grêmio Recreativo Cultural e Beneficente

    Escola de Samba
    EM CIMA DA HORA PAULISTANA

    A Coruja do Samba Chegou...

    Fundada em 20/01/1998



    "Sonhar com o impossivel, é o primeiro passo para tornar algo possivel"


    e-mail: emcimadahorasp@gmail.com



    Site Oficial:

    www.emcimadahora.org.br



    AS ESCOLAS DE SAMBA SÃO A MAIS GENUINA REPRESENTAÇÃO DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA...NÃO SE DEIXE ALIENAR A CULTURA ESTRANGEIRA/NORTE AMERICANA.


    A PORTA ENTRE NÓS E DEUS NUNCA ESTARÁ ABERTA ENQUANTO ESTIVER FECHADA A PORTA Q FICA ENTRE NÓS E NOSSO PRÓXIMO. Pense Nisto....

    'Nzambi ye bakulu etu kakala yeto' (Deus e os nossos ancestrais estão conosco!!!)

    ResponderExcluir